Reunir os dados para um relatório de sustentabilidade não é fácil. Os diretores ESG geralmente têm a tarefa de gerenciar centenas de pontos de dados em várias equipes e locais em todo o mundo. Uma empresa disse à Benchmark que tem mais de 100 partes interessadas ao projetar, implementar e executar seus processos de coleta de dados ESG, e os esforços de gerenciamento de desempenho de sustentabilidade que eles proporcionam.
A complexidade não para por aí. Os diretores ESG também devem garantir a contemporaneidade, veracidade e procedência de seus dados de sustentabilidade. Isso significa que os administradores devem atualizar, fundamentar e auditar regularmente seus dados antes de liberá-los.
A complexidade gera o caos. Nesse caso, os diretores ESG acabam com a “loucura de planilha”. Conversamos regularmente com equipes que gerenciam os programas ESG de suas organizações, com várias planilhas diferentes em várias unidades de negócios distintas. Eles administram manualmente repositórios de dados que são frequentemente atualizados por usuários anônimos com métricas inconsistentes. Essa é uma receita para erros e atrasos. Como investidores, executivos e agora clientes, exigem cada vez mais “dados de grau de investimento”, isso é uma vulnerabilidade. Sem garantia de qualidade adequada, é difícil garantir que os dados sejam confiáveis.
Existe um método melhor. As equipes que criaram um sistema de registro em nuvem para seus dados ESG, só têm atualizações mínimas depois que sua arquitetura de dados ESG é definida e os KPIs são atribuídos às partes interessadas apropriadas. Com notificações por e-mail e rastreamento de progresso, os administradores do ESG podem acessar remotamente os dados de que precisam para determinar quais áreas de desempenho do ESG precisam ser abordadas, quais KPIs precisam ser atualizados e quais intervenções implantar. Como todas as etapas do processo são registradas pelo sistema, a verificação e a auditoria de dados são muito mais fáceis de gerenciar.
A simplicidade limita o caos, as equipes com soluções digitais mais uniformes são mais organizadas e ágeis. Com um sistema de registro digital bem estruturado e automatizado, os diretores ESG podem perseguir metas mais desafiadoras com o tempo e o esforço que economizam apenas na coleta de dados.
Não existem duas empresas idênticas, mas a simplicidade pode ajudar todas elas. Aqui estão algumas das ferramentas que podem tornar o trabalho dos diretores de ESG mais simples:
Avaliações de materialidade
Embarque em sua jornada ESG com confiança
Compreender o impacto e o risco financeiro de sua organização, associados a diferentes métricas de ESG é uma etapa crítica para entender como o ESG afeta seu desempenho financeiro a longo prazo e o que sua equipe pode fazer para ter um impacto melhor no mundo. Avaliações de risco e contribuições de um grupo diversificado de partes interessadas podem informar sobre quais questões exigem maior prioridade à equipe ESG, e onde sua definição de metas pode ter os maiores resultados.
Fluxos de trabalho de coleta de dados
Abandone as planilhas, automatize a coleta de dados ESG e atribua a propriedade dos KPIs
A coleta de dados costuma ser uma das tarefas mais complicadas para as equipes de ESG. Mas uma solução digital com fluxos de trabalho automatizados e atribuições de KPI, permite que a coleta de dados seja atribuída aos especialistas no assunto que têm os dados mais prontamente disponíveis. E conexões diretas de API com sistemas de gerenciamento de RH, fornecedores de serviços públicos e outras fontes externas podem remover o elemento humano, reduzindo erros e economizando tempo.
Análise do Projeto ESG
Avalie a eficácia de sua gestão de sustentabilidade e fortaleça seus resultados
Muitas empresas estão voando às cegas quando estabelecem metas ambiciosas de ESG, como uma meta agressiva de redução de emissões. Ter um conjunto abrangente de ferramentas para melhorar os cálculos de emissões e projetar com mais precisão o impacto ESG dos projetos de sustentabilidade, pode ajudá-lo a avaliar os efeitos das principais decisões. Desde a atualização dos sistemas de iluminação, até a fabricação de produtos para um fornecedor local com melhores padrões de local de trabalho, o emparelhamento de soluções de coleta de dados em nuvem com análise de dados e recursos de visualização, pode orientar os usuários finais corporativos para novas oportunidades de economia de custos e geração de receita.
Repositório de dados centralizado
Produzir e relatar os dados de desempenho ESG de grau de investimento necessários para atingir as metas programáticas, maximizar o desempenho financeiro e cumprir as obrigações de relatórios de dados ESG
Além de reportar a várias estruturas, as equipes de ESG estão sendo bombardeadas com solicitações de investidores, agências de classificação e clientes que gerenciam suas cadeias de suprimentos. Sem um sistema de registro em nuvem, as equipes de ESG levam um tempo valioso organizando respostas quando poderiam melhorar o desempenho sustentável de sua organização. Ter dados ESG, com grau de investimento, na ponta dos dedos permite que as equipes ESG entreguem facilmente as informações ESG, e respondam às partes interessadas externas com dados confiáveis e contemporâneos.
Como o Diretor ESG da Benchmark, Ajuda
As plataformas ESG que exigem que você insira seus dados manualmente e relatem para as principais estruturas, são comuns e simples. O que as equipes ESG precisam são de sistemas que simultaneamente simplifiquem e aprimorem os processos de coleta e gerenciamento de dados ESG do início ao fim, criando uma máquina bem lubrificada que lhes permita trabalhar nos projetos que geram valor e produzem um impacto positivo no mundo. Se você estiver interessado em ver como uma solução ESG digital em nuvem pode facilitar sua vida, inscreva-se para uma avaliação gratuita de 3 meses hoje.
Comments